O mini pig é um porquinho, que tem origem no resultado de cruzamentos de raças pequenas de suínos que passaram por uma seleção genética para possuírem as características desejáveis para um animal pet.
O comportamento não é diferente de um cãozinho. São dóceis, sociáveis e inteligentes. Respondem ao ser chamado e a comandos, se houve um adestramento básico.
Esses animais vivem uma média de 15 anos e podem pesar 80 kg (São “mini” mesmo?)
O espaço reservado para eles deve ser delimitado, para evitar acidentes ou destruição de utensílios e objetos de sua casa (são muito levados!), com abrigo ou casinha para se proteger do calor, sol e chuva (as vezes precisam de privacidade!).
São animais extremamente limpos e não é percebido nenhum odor desagradável. Os banhos são recomendados a cada 15 dias e deve ser feita com xampus indicados para espécie. A pele é tão sensível ao sol quanto a nossa, já que esses animais possuem poucos pelos e pele fina, por essa razão aplicar filtro solar e hidratante no porquinho é fundamental.
São onívoros, então em sua dieta deve conter verduras, legumes e frutas. Necessitam de fibras em sua dieta, que podem ser obtidas através de vegetais frescos e feno de qualidade, que auxiliam na saúde digestiva e no desgaste natural dos dentes.
Opções de rações específicas para mini pig são difíceis de encontrar, mas existem no mercado opções para suínos (escolha a ração de manutenção, para evitar obesidade).
Evite oferecer alimentos calóricos e gordurosos para seu mini pig, como doces, salgadinhos e alimentos processados. Isso pode levar ao ganho de peso e a problemas de saúde.
Para manter uma rotina saudável de alimentação, ele deve ser alimentado em porções divididas em 3 refeições ao dia.
Acesso a água fresca e limpa é muito importante. Mantenha os cochos de água sempre abastecidos e verifique regularmente se estão limpos.
Mantenha vacinas e vermífugos em dia para prevenção de doenças e qualidade de vida de seu animal.