O bico é uma estrutura fundamental para os papagaios, pois desempenha funções como alimentação, manipulação de objetos e comunicação. É composto por tecido queratinizado, que continua crescendo ao longo da vida do animal.
Existem várias causas para que o bico cresça de forma irregular ou em excesso. Como por exemplo, uma dieta inadequada para essas aves, podem ter quantidades diminuídas nutrientes essenciais, como aminoácidos, vitaminas e minerais, importante na formação do bico.
O estresse o e a ansiedade podem influenciar negativamente o comportamento alimentar dos papagaios, deixando os animais seletivos ou inapetentes. É importante proporcionar um ambiente seguro, enriquecedor e livre de estresse para minimizar esses fatores.
Alguns problemas de saúde, como infecções (virais, fúngicas e bacterinas), sarnas, traumatismos/ brigas, problemas hepáticos, endócrino ou metabólicos, também contribuem para o aparecimento dessa manifestação.
Outro fator que devemos levar em consideração, onde alguns casos, o crescimento excessivo do bico pode estar associado a fatores genéticos ou até mesmo neoplasias.
O tratamento do crescimento excessivo do bico em papagaios pode variar de acordo com a causa. Isso pode incluir mudanças na dieta, enriquecimento ambiental, tratamento de infecções e até mesmo pode ser cirúrgico.
Agende uma consulta para ter um plano de tratamento mais adequado para seu animalzinho.