Para os amantes de aves, é muito prazeroso ouvir o seu canto. Sejam criadores amadores ou comercial, é dedicado muito tempo, cuidado e carinho para que estes animais tenham um bom desempenho. Atenção com alimentação saudável, ambiente livre de doenças e sem estresse são de muita importância na vida da ave canora para que ela possa mostrar todo seu potencial. É gratificante para o tutor ou criador ver que seu esforço e trabalho tiveram bons resultados. É nessa hora que ele pode mostrar o desempenho de sua ave através de torneios de canto e fibra.
As espécies mais apreciadas pelo seu canto e que comumente participam de torneios são curió, trinca-ferro, canário, bicudo e coleirinha. Os torneios ocorrem em todo território nacional e para que ave possa viajar e participar desses torneios e competições, o criador ou tutor deve ter dois documentos muito importantes:
Atestado de Saúde: Este documento deve ser emitido por um médico veterinário credenciado e registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O atestado de saúde atestará que a ave está em boas condições de saúde e livre de doenças contagiosas.
- Guia de Trânsito Animal (GTA): A GTA é emitida pelo órgão estadual de defesa agropecuária do seu estado. Para obter a GTA, você precisará apresentar o atestado de saúde da ave, bem como outros documentos, como carteira de identidade e CPF do proprietário da ave.
Como solicitar a GTA:
- O processo para solicitar a GTA varia de estado para estado. Procure um médico veterinário que esteja formalizado junto ao MAPA e apto a iniciar o processo para emissão do documento.
Informações adicionais:
- As aves de canto devem ser transportadas em caixas individuais que sejam ventiladas e seguras.
- As caixas devem ser identificadas com o nome do proprietário da ave, o número da GTA e o destino final da ave.
- As aves devem ter acesso a água e comida durante o transporte.
É importante seguir todas as leis e regulamentações locais e federais ao transportar aves de canto.